• sáb. jul 13th, 2024

Unoeste tem cursos em destaque na avaliação do Enade

ByReporter sp

out 30, 2020
0 0
Read Time:4 Minute, 25 Second


Este exame é uma das avaliações para composição do Conceito Preliminar de Curso (CPC), o qual deve ser divulgado em breve pelo Inep/MEC Cursos da área da saúde da Unoeste se destacam no Enade 2019 com desempenho excelente: a maioria com conceitos 4 ou 5
Reprodução
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgaram recentemente os resultados dos cursos avaliados em 2019 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ciclo que comtemplou os cursos das áreas de agrárias, engenharias e saúde. Esse exame é um dos componentes que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para a composição do Conceito Preliminar de Curso (CPC), o qual deve ser divulgado em breve pelos órgãos federais. A Unoeste teve cursos que se destacaram com os mais altos conceitos 4 e 5.
Segundo dados apresentados pelo Inep, somente 6,1% dos cursos avaliados receberam conceito máximo (5), e a Unoeste tem as graduações de Biomedicina e Radiologia neste seleto grupo. O Inep e o MEC também divulgaram nessa terça (20) o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Neste, mede-se o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado. De forma geral, é uma métrica para avaliar o quanto o ensino superior acrescenta ao conhecimento do estudante. Na Unoeste, todos os cursos avaliados tiveram IDD dentro das exigências de qualidade do órgão federal, com destaque para Radiologia e Engenharia Elétrica que foram nota máxima (5).
Biomedicina Unoeste mantém nota máxima (5) no Enade e é o 4º melhor curso do Brasil com base no conceito contínuo
Arquivo/Marketing Unoeste
Para o Dr. Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues, coordenador do curso de Biomedicina, essa conquista consolida a graduação como referência no Brasil, pois o conceito máximo (5) vem se repetindo nas avaliações do MEC. “A Unoeste já tem sido relatada como case de sucesso, inclusive nos últimos anos recebi vários convites de outras instituições para contar nossa experiência. O diferencial que temos aqui são Reitoria e Pró-reitoria Acadêmica que nos dão total apoio e liberdade de trabalho, que nos permitem inovar com muitas estratégias metodológicas”.
O Dr. Marcos também destaca o comprometimento do corpo docente e dos funcionários envolvidos na formação acadêmica e enaltece todos os alunos que contribuem para essa história de sucesso. “Traz sensação de pertencimento ao estudante, orgulho de ser Unoeste. Traz também uma recarga aos docentes e funcionários. Eu sou extremamente grato pelas condições que a Unoeste nos oferece e pela oportunidade de trabalhar com todas essas pessoas incríveis. E fico feliz em fazer a diferença na vida desses alunos que têm histórias fantásticas. Existe um ditado que diz: semente boa só germina quando o solo é fértil. E a Unoeste tem solo fértil para esses estudantes e para nós professores. Esse resultado me emociona, ainda mais neste momento de incertezas no mundo e no ensino superior. Sinaliza que estamos fazendo certo!”, completa emocionado.
O coordenador do curso superior de tecnologia em Radiologia, Dr. Luis do Nascimento Ortega, afirma que o conceito máximo é reflexo do trabalho desenvolvido por todo o corpo docente e equipe da graduação. “O Enade avalia os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante os estudos, então a nota máxima significa que esses acadêmicos recebem uma formação completa e saem preparados para o mercado de trabalho. Além disso, é uma satisfação para nós, docentes, pois vemos o nosso objetivo sendo alcançado, que é garantir qualidade no serviço em saúde”, reforça.
Radiologia Unoeste também é o 4º melhor curso do país com nota máxima (5) no Enade e IDD
Arquivo/Marketing Unoeste
Todos os cursos superiores, tanto públicos como privados, são avaliados pelo Enade, o qual visa medir o desempenho do concluinte, levando em consideração os conteúdos ensinados, além das habilidades e competências desenvolvidas durante a sua formação. Os cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia) são avaliados trienalmente, de acordo com o cronograma por área de conhecimento do ciclo avaliativo do ano. Ou seja, o exame é aplicado para o mesmo curso a cada três anos, e a nota obtida vale por esse período.
Na maior universidade do oeste paulista, também se destacam na avaliação entre os conceitos mais elevados, com Enade 4: Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Engenharia de Produção, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Zootecnia.
Laboratórios modernos: Engenharia de Produção se destaca no exame com conceito 4, sendo o melhor da região com base no Enade contínuo
Arquivo/Marketing Unoeste
Piscicultura da Unoeste, com 22 tanques, é uma das áreas utilizadas por estudantes de Zootecnia, curso que recebeu conceito 4 no Enade
Arquivo/Marketing Unoeste
Importante destacar que as notas do Enade e IDD integram a somatória que gera o CPC, e os conceitos variam de 1 a 5, lembrando que igual ou superior a 3 significa que atende aos padrões de ensino desejados. Acesse este link para conhecer melhor cada conceito do MEC. As notas do Enade 2019 você confere no site do Inep.
Vestibular 2021
A Unoeste está com inscrições abertas para o maior Concurso de Bolsas do oeste paulista e também para o Vestibular de Medicina nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. Acesse o site e faça a sua inscrição.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %