A cidade de Itaquaquecetuba dará um grande passo em direção à modernização com a construção de um novo Paço Municipal, que se tornará um dos mais avançados do Estado. O projeto também visa ampliar os serviços públicos oferecidos à população.
O prefeito Eduardo Boigues (PL) deu início a uma significativa reforma da infraestrutura pública local, que inclui a completa revitalização do Paço Municipal e a edificação de uma nova área administrativa. Com um investimento total de R$ 19 milhões, as obras visam não apenas melhorar a eficiência no atendimento ao cidadão, mas também proporcionar tecnologia e acessibilidade. Segundo Boigues, essa iniciativa representa um progresso crucial para a cidade, beneficiando tanto os munícipes quanto os servidores públicos, que terão condições de trabalho aprimoradas.
As obras tiveram início em 7 de maio e estão previstas para serem concluídas em até 24 meses. O projeto abrange a modernização total da sede atual do governo municipal, situada na Vila Virgínia, além da construção de um prédio anexo.
Com essas intervenções, o espaço administrativo será expandido em 5.195,20 metros quadrados. Após a finalização das obras, será possível reunir em um único local diversas secretarias e setores que hoje operam em locais distintos, facilitando assim o acesso dos cidadãos aos serviços municipais.
Os investimentos, que somam R$ 19.099.127,83, foram viabilizados pela Desenvolve SP — agência de fomento do Governo do Estado de São Paulo. A execução das obras ficará a cargo da Vigent Construções Ltda., empresa vencedora do processo licitatório.
O plano inclui uma reforma abrangente tanto interna quanto externamente na prefeitura, com renovação da fachada utilizando “pele” de vidro, substituição completa dos sistemas elétrico e hidráulico, climatização dos ambientes, modernização tecnológica e adequações para acessibilidade. Além disso, será implementado um sistema de proteção contra incêndios.
Estão previstos também serviços de paisagismo externo, reforma dos banheiros e instalação de um sistema fotovoltaico para geração de energia e outras soluções voltadas à eficiência energética do edifício.
O novo Paço Municipal será um dos mais modernos e bem equipados do Estado, cumprindo com todas as normas técnicas atuais e oferecendo melhores condições para os servidores públicos. Estes ainda contarão com refeitório, cozinha e áreas destinadas ao descanso.
Reeleito em 2024 com 92,9% dos votos válidos, Boigues ressalta que é fundamental que a estrutura pública acompanhe o desenvolvimento da cidade: “Os prefeitos anteriores não priorizaram investimentos nessa área. Investimentos desse tipo são cruciais e estratégicos porque melhoram o atendimento ao cidadão e proporcionam condições adequadas para os servidores”, afirmou o prefeito.
O post Prefeito de Itaquá investe mais de R$ 19 milhões em interação tecnológica e acessibilidade apareceu primeiro em A Semana.

