O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e a cúpula do União Brasil para definir o novo nome que assumirá o Ministério das Comunicações. O encontro está previsto para acontecer logo após o retorno de Lula da viagem oficial a Honduras, onde participa da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
Segundo interlocutores do Planalto, a reunião com os líderes do União Brasil deve selar a escolha de Pedro Lucas Fernandes (MA), atual líder da legenda na Câmara dos Deputados, como o novo titular da pasta. A sinalização reforça o peso do partido na base aliada do governo federal.
Juscelino Filho pediu demissão após denúncia da PGR
A movimentação acontece após o ex-ministro Juscelino Filho deixar o cargo na noite de terça-feira (8), em meio à denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Juscelino é acusado de envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares por meio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).
De acordo com as investigações, Juscelino teria, enquanto deputado federal, destinado recursos públicos à cidade de Vitorino Freire (MA), administrada por sua irmã. As denúncias também incluem suspeitas de recebimento de propina por meio de empresas de fachada.
A substituição no Ministério das Comunicações é vista como estratégica pelo governo, tanto para reorganizar a base no Congresso quanto para manter o equilíbrio político entre os partidos aliados.