A cidade de Itaquaquecetuba dará um salto em modernidade com a construção de um novo Paço Municipal, que se tornará um dos mais avançados do Estado. O projeto também visa expandir os serviços públicos oferecidos à população.
O prefeito Eduardo Boigues, do PL, lançou um ambicioso plano de renovação da infraestrutura pública local, que inclui a completa reforma do atual Paço Municipal e a edificação de uma nova área administrativa. Um investimento de R$ 19 milhões está previsto para essas melhorias, que têm como objetivo aumentar a agilidade no atendimento ao cidadão e promover uma maior interação tecnológica, além de garantir acessibilidade. Segundo Boigues, essa obra é não apenas necessária, mas também representa um progresso significativo para a cidade, beneficiando tanto os moradores quanto os servidores públicos, que contarão com melhores condições laborais.
As obras tiveram início em 7 de maio e estão programadas para serem concluídas em um prazo de 24 meses. O projeto abrange a modernização total da sede atual da administração municipal, situada na Vila Virgínia, assim como a construção de um anexo.
Com essas melhorias, o espaço administrativo será expandido em 5.195,20 metros quadrados. Ao final das intervenções, será possível reunir em um único local diversas secretarias municipais e setores que atualmente operam fora do Paço, facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços da prefeitura.
Os recursos financeiros necessários para essa empreitada totalizam R$ 19.099.127,83 e foram assegurados por Boigues através da Desenvolve SP – agência vinculada ao Governo do Estado de São Paulo. A execução das obras ficará sob responsabilidade da Vigent Construções Ltda., vencedora da licitação.
O escopo do projeto contempla uma reforma abrangente dos espaços internos e externos da prefeitura, incluindo a modernização da fachada com revestimento em vidro, substituição completa dos sistemas elétrico e hidráulico, climatização dos ambientes e aprimoramento da infraestrutura tecnológica. Ademais, serão feitas adequações para acessibilidade e implantado um sistema de proteção contra incêndios.
Além disso, o projeto prevê melhorias na área externa com paisagismo, reforma dos banheiros e a implementação de um sistema fotovoltaico para produção de energia sustentável e soluções voltadas à eficiência energética em todo o edifício.
Com isso, o novo prédio da Prefeitura de Itaquá se destacará como um dos mais modernos e equipados do Estado, cumprindo todas as normas técnicas atuais e oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores. Eles ainda poderão contar com refeitório, cozinha e áreas para descanso.
Reeleito em 2024 com expressivos 92,9% dos votos válidos, Boigues enfatiza a relevância de atualizar as estruturas públicas diante do crescimento da cidade: “Os prefeitos anteriores não priorizaram investimentos na infraestrutura. Esse tipo de aporte é crucial e estratégico porque melhora o atendimento ao cidadão e as condições para quem trabalha na prefeitura”, afirmou o prefeito.

