• sáb. dez 2nd, 2023

GM quer suspender contratos de 1,2 mil funcionários na fábrica de São José dos Campos, diz sindicato

0 0
Read Time:1 Minute, 32 Second

Intenção da montadora é adotar layoff a partir de 3 de julho. Produção na fábrica já está parada desde o início desta semana.

A General Motors (GM) quer suspender temporariamente o contrato de 1,2 mil funcionários da fábrica da montadora em São José dos Campos. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos, que representa a categoria.

A medida foi proposta aos representantes da categoria em reunião nesta quarta-feira (14). O sindicato informou que a empresa alega que a medida é motivada por causa de queda nas vendas. A produção na fábrica já está parada desde a última segunda-feira (12).

Segundo o sindicato, o layoff está previsto para começar no dia 3 de julho e deve durar 10 meses. Para entrar em vigor, a proposta precisa ser aprovada pelos trabalhadores em assembleia.

A medida prevê que os trabalhadores fiquem em casa, façam cursos de requalificação e recebam parte dos salários por meio de recurso do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

A GM foi procurada pelo g1, mas não respondeu até a publicação da reportagem.

Produção parada
A GM iniciou na última segunda (12) a suspensão do trabalho para todos os funcionários da planta de São José dos Campos (SP). O chamado ‘dayoff’ impacta cerca de 4 mil trabalhadores, atingindo os metalúrgicos da produção e funcionários do setor administrativo.

Segundo a montadora, a suspensão dos trabalhos vai até o dia 23 de junho. Os trabalhadores serão remunerados normalmente nesse período, mas terão que compensar os dias posteriormente. Paralisação total na unidade é a primeira desde a pandemia.

Além do dayoff de 10 dias, a montadora anunciou na semana passada que deve aplicar férias coletivas para os funcionários do setor de transmissão. Essas férias deverão acontecer entre os dias 19 e 28 de junho.

Em São José, a montadora produz os modelos S10 e Trailblazer.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário